top of page

A Maçonaria em Paraty


Quem visita Paraty sem antes procurar um guia experiente, seguramente sairá com muitas perguntas a serem respondidas. Os segredos que cada construção, rua e esquina guardam é de suma importância para se compreender a história de nosso município e até do Brasil. Neste pequeno artigo abordaremos um tema que até hoje intriga os chamados “Profanos”: A Maçonaria.

Embora no Século XVIII já existissem maçons em Paraty, a primeira Loja Maçônica só se instalou aqui em 1833 e se chamava União e Beleza. Em Paraty, por ser um porto de grande importância, passaram e se instalaram muitos forasteiros, também chamados “Iluminados”, que fugindo da inquisição no Velho Mundo acharam em Paraty uma cidade livre, influenciando de forma direta na rotina de seus habitantes e até na arquitetura da pequena Vila. A história oral conta que nesta época de ouro, todas as construções da Vila eram nas cores azul Hortência e branco, cores maçônicas. A anuência de Portugal para com a Inglaterra, com a permissão para que comerciantes Ingleses se estabelecessem no Brasil, também contribuiu muito para a chegada no Século XIX de grande leva de maçons ligados ao comércio nos principais portos da colônia.

Dizem que aqui, na maçonaria antiga existia um grupo chamado de Luvas Negras. Seria este, um grupo de justiceiros que se encarregava de julgar e punir aos irmãos que estivessem em falta com a Ordem. Consta nesta estória que Silvio Romero juiz municipal de Paraty era presidente deste clube e que nos escombros de sua casa foram encontrados um avental de maçom, luvas e espada. O Edifício do fórum de Paraty leva seu nome. A luz da verdade, seria muito difícil este grupo ter realmente existido. O provável é que os maçons daquela época tenham sido surpreendidos em uma reunião formal de iniciação e que a pessoa que viu a cerimônia, escondido por entre as pedras e provavelmente aterrorizado pelo ato profano e com o pouco entendimento que tinha do que presenciara, traduziu da forma como entendeu o fato, ou seja, erroneamente.

É comum encontrar marcos maçônicos em quase todos os prédios do centro Histórico. Nas esquinas vemos cunhais de pedras. As fachadas são adornadas por sinais da simbologia Maçônica. Nas Igrejas também são encontrados estes símbolos, como na Matriz N. Senhora dos Remédios (1787 / 1863 ) . Na Câmara Municipal podem ser vistos vários objetos da antiga Loja Maçônica de Paraty, pois estes foram doados após seu fechamento. Em 05 de agosto de 1983, novamente a Ordem volta a surgir em Paraty, com a fundação da nova Loja que recebeu, tal como a antiga, o mesmo nome de outrora , UNIÃO E BELEZA Nº 88 .

Renan Pinto

guiarenan@ig.com.br - Cel. 24 - 999159119


bottom of page