top of page

Jesus, a Pedra Angular da Igreja Cristã

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”
Mateus 16:18

Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. Quem é afinal a “Pedra” a quem Jesus se refere em Mateus 16:18? O texto de Mateus foi escrito por volta de 50 D.C. e direcionado ao povo convertido, do judaísmo para o cristianismo, mostrando objetivamente Cristo como o redentor da humanidade. Provavelmente ele escreve como se na condição de um judeu palestino para judeus helenistas (gregos) de vários lugares. Mateus deixa claro a confissão de Pedro a respeito de Jesus quando diz “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”(Mt 16:16). Em I Pedro, o próprio Pedro diz ser Jesus a verdadeira “Pedra” angular da igreja (1Pedro 2.6-7)

É Obvio que Pedro significa “pedra” . Neste caso “Petros” (pequena pedra). Neste versículo Jesus não indica que a figura de Pedro seria a pedra fundamental da sua Igreja, pois Ele mesmo o é. Mas através de um jogo de palavras Ele fala de uma fundação rochosa, Cristo se refere a Confissão de Pedro “Tu és o Cristo” e este é o fundamento da igreja Cristã, e que esta  verdade saiu da boca de uma “pedra pequena”, em suma Pedro. O N.T. deixa claro que Cristo é tanto o fundamento da Igreja quanto o seu cabeça, e não está neste texto dando a Pedro nenhum destes papéis que é exclusivamente d’Ele. Tanto no Novo, como no Velho testamento várias passagens mostram quem é a “pedra”fundamental da Igreja de Cristo

Mas porque a Igreja Católica Romana insiste tanto em dizer que Pedro é a pedra angular da Igreja? Há muito tempo este versículo tem sido usado por católicos Romanos para afirmarem que Pedro teria sido o primeiro papa do catolicismo romano. Baseados em tradições e em escritos de antigos teólogos a ICAR tem ensinado que Pedro morreu em Roma e que teria sido construído no lugar de sua morte a Basílica de São Pedro em 330 D.C. Recorremos as Escrituras e em nenhum lugar se encontra o local de sua morte e nem se quer pode-se inferir que Pedro tenha estado em Roma. Para nós protestantes não é importante o local onde morreu Pedro, nem qualquer dos apóstolos. O que importa é que estavam dispostos a morrer por sua fé. Apenas o Apostolo Tiago tem sua morte registrada na Bíblia em Atos 12.2. Sendo assim, recorremos as cinco “Solas”, e usamos exclusivamente a Sola Scriptura, porque para nós, diferente dos romanos, apenas as Escrituras são a verdade de Deus, nelas não está tudo, mas nelas está tudo aquilo que Deus designou para que soubéssemos. Pedro não pode ter sido o primeiro Papa do catolicismo romano, pois morreu no século I, enquanto o Catolicismo Romano só foi criado no século IV depois de Cristo. A Igreja anterior não era romana e sim a igreja de Cristo, chamada vulgarmente de Igreja Primitiva. Esta era a igreja verdadeira de Cristo, em sua verdadeira forma Cristocentrica, que infelizmente ao ser encampada pelo império romano perdeu sua verdadeira forma. A Reforma nada mais foi que a tentativa de se voltar a “Forma” da igreja, que havia perdido sua forma verdadeira.

As portas do inferno não prevalecerão contra ela.  As portas do Hades, o inferno, local de punição dos pecadores, dos espíritos dos descrentes que morreram. Para se entrar nele precisaríamos passar pela morte, então a morte “representa” as “portas do inferno”. Nesta parte Cristo deixa claro que nem mesmo a morte, a última arma de Satanás não tem poder para destruir a igreja, e portanto, a morte não prevalecerá contra a Igreja de Cristo. Muitos morreram por ela, e o sangue de seus mártires fez crescer a igreja em tamanho e poder espiritual. Se em Cristo morremos, nele também vivemos na sua ressurreição, no seu vencer da morte nos deu vida eterna para que com Ele possamos gozar da eterna aliança, em nossa regeneração, para habitarmos com Ele junto ao Pai.

Renan Pinto

Quando você olhar para uma Cruz, lembre-se de quem morreu por você!

Lembre-se, alguém pagou o preço para você ser salvo!

A Natureza clama pela volta do SENHOR!

O DOM DE LÍNGUAS

Precisamos entender que toda vez que o dom de línguas aparece na bíblia, ele está relacionado a julgamento para os hebreus.  Isaias no capitulo 35 fala da adoração a ídolos e prevê o cativeiro babilônico.

Em 1 coríntios vemos: “O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.”

Na construção da Torre de babel, Deus confundiu as línguas e o povo se dispersou.

"Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.

Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.

O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.

Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação. Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?” I Coríntios 14.1 a 6.

Pentecostes foi um ato exclusivo do Espírito Santo num momento específico da história. Em nenhum lugar da bíblia se fala de línguas estranhas, e sim, LINGUAS ESTRANGEIRAS. Dons de língua, de interprete, profecias e cura não mais existem, eles foram exclusivos de Cristo, seus apóstolos e alguns auxiliares. O que temos visto hoje nas igrejas, não passa de glossolalia, onde a pessoa em êxtase ou fingindo êxtase se derrama em palavras desconexas ininteligíveis. Se não há quem interprete, a quem ela esta edificando, se não a si própria? Neste ato não há edificação para a igreja que é o corpo de Cristo. Se não for língua estrangeira e sim glossolalia, nem a ela própria está se edificando, é apenas emoção aflorada ou simples querer aparecer. 

Jesus veio primeiro para os judeus, o seu povo, para cumprir a profecia ele precisaria ser rejeitado pelos seus, afim de, que a salvação fosse também aberta aos gentios, e assim aconteceu. Jesus foi rejeitado, morto crucificado. Seu sangue verteu na cruz e nos lavou de todos os nossos pecados. Para anunciar que o evangelho estava aberto aos gentios, veio o dia de pentecostes, e os apóstolos tomados pelo Espírito Santo de Deus pregaram em “línguas Estrangeiras” para uma multidão de várias nacionalidades, onde cada um ouvia a pregação na sua própria língua. Assim, Israel perdia ali sua salvação exclusiva, pois, naquele lugar se reuniam vários povos que diziam: “Vede! Não são, porventura, galileus todos estes que aí estão falando? E como ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, Cirene e Romanos que aqui residem , tanto Judeus como gentios, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas línguas as grandezas de Deus”? Cumpria-se ali parte da profecia de Joel (2.28:32). Agora, o evangelho havia sido ouvido em várias línguas estrangeiras, os que ali estavam, sentindo-se tocado pelas palavras com intercessão do Espírito Santo, foram batizados e partiram para seus povos onde agora começaram a espalhar “A Boa Nova”, e o evangelho se espalhou pelo mundo, chegando aos gentios de várias nações, cada um na sua própria língua, era o início da Grande Comissão, do Ide e Espalhai o evangelho a toda criatura. Jesus venceu a morte na cruz, estava consumada sua vinda messiânica, nosso Perfeito Deus se fez Perfeito homem e sem máculas se deu por nós, com Cristo o nosso velho homem morreu também naquela cruz, e se morremos com Ele, com Ele também viveremos para a vida Eterna, Amém!

Renan Pinto

As Cinco Solas

  1. Sola Scriptura: A Escritura Sagrada é nosso único fundamento.Equivale a dizer que a Bíblia Sagrada é nossa única regra de fé e prática. Portanto, nós reformados rejeitamos todas as religiões que não tem as escrituras como premissa de sua fé. Todas as religiões que nasceram através de revelações extrabíblicas não nos são lícitas e portanto as rejeitamos. “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
    Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”.
    (Gálatas 1:8,9).

  2. Solus Christus: Jesus “O Cristo” é nosso único mediador entre Deus Pai e os homens. “Jesus é o Sumo-Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque (Hb.6:19,20), que intercede pelos pecadores (Is.53:12); pela Igreja (Jo.7:9; Rm.8:34; Hb.7:25)”.  “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo.2:5)

  3. Sola Fide: Nosso único meio de se alcançar a salvação de nossas almas.

  4. Sola Gratia: Nosso único método é a graça de Deus para sermos salvos.

  5. Soli Deo Glória: Só nosso Deus merece glória, não há glória para homens a não ser dar glória ao nosso Deus e Pai.

​

Renan Pinto

bottom of page