Existem vários símbolos na nota de um dólar que representam alguns conceitos como a guerra, a paz, o Congresso e as 13 colônias iniciais dos EUA.
Há muito tempo, a simbologia da cédula tem sido fonte de discussão e mistério. Existem evidências que ligam seu desenho à história da fundação do país. Mas há quem acredite que tudo ali tem fundamento na maçonaria, a sociedade secreta da qual fizeram parte 14 dos 44 presidentes americanos.
Entre eles, Thomas Jefferson, que foi o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809) e que integrou o comitê que aprovou, em 1872, o grande selo nacional, que fica do lado esquerdo na cédula. Deste comitê também participou Benjamin Franklin, um dos heróis da independência americana e também um notório maçom.
George Whashington o primeiro presidente tinha em suas fileiras 33 generais maçons, dispostos a dar suas vidas pela causa e assim o fizeram.
Na nota há a profusão de triângulos que se tornam incontáveis, espalhados por toda a nota nas duas faces. Alguns acreditam existir uma coruja escondida na nota, eu, porém, consigo ver cinco corujas subliminares.
Na “cara” da nota vemos o símbolo do tesouro americano onde uma chave subliminar aparece juntamente com o esquadro e a balança.
No lado direito da nota vemos as letras referentes aos “doze” bancos da reserva americana, cada um representada por sua letra simbólica. Pela ordem: A = Boston (1), B = New York City (2), C = Philadelphia (3), D = Cleveland (4), E = Richmond, VA (5), F = Atlanta (6), G = Chicago (7), H = St. Louis (8), I = Minneapolis (9), J = Kansas City (10), K = Dallas (11), L = San Francisco (12)
Na pirâmide a data da base é 1776 em algarismos romanos – esse é o ano da independência dos EUA. A construção é formada por 13 degraus, que representam as 13 colônias na época da fundação do país. E o topo não está terminado para simbolizar que o Estado está em constante construção, alguns acreditam que ao ser concluída irá começar uma nova ordem no mundo
.
A frase em latim “Novus ordo seclorum” pode ser traduzida como “A nova ordem dos séculos” ou “A nova ordem Mundial”, atribuída aos Iluminatis.
Ao cruzarmos a pirâmide com outra invertida nos pontos corretos vemos a palavra MASON ser apontadas pelos vértices dos triângulos. Formando o Acróstico AONMS (Ancient – Order – Nobles – Mystic – Shrine) Santuário da Antiga e Nobre Ordem Mística. Se deu medo, alguns acreditam que você realmente tem o que temer, pois muito ainda há para se descobrir sobre estes segredos que propõe uma nova e grande ordem mundial. Pois alguns acreditam numa ordem que irá governar um mundo sem fronteiras ignorando propriedades e impondo uma nova era.
A águia careca, típica da América do Norte, é o animal símbolo do país. Na garra direita estão 13 folhas de oliva, indicando o desejo pela paz é nessa direção que a àguia olha. Mas, na garra esquerda, estão 13 flechas. Significando que o país está pronto para a guerra se for preciso. Porém, a primeira ave da nota não era a águia e sim uma Fênix, a ave de fogo sagrada do Egito. Benjamim Franklin preferia a colocação do Perú ao invés da águia.
Há uma Obsessão numérica pelo 13. Há 13 estrelas, representando as colônias que se rebelaram. Juntas, formam uma estrela de seis pontas. O escudo tem 13 listras verticais que representam o Congresso. Há dois lemas em latim com 13 letras: “Epluribus unum” (“De todos, um”) e “Annuit coeptis” (“Deus tem colaborado com nossa empreitada”), as letras O e E são fundidas em um único caractere.
13 letras na frase em latim "ANNUIT COEPTIS" - 13 letras na frase "E PLURIBUS ANUM"- 13 camadas de tijolos na Pirâmide - 13 estrelas acima da águia - 13 plumas de penas em cada período da asa da águia - 13 barras verticais no escudo - 13 folhas no ramo de oliveira – 13 frutos de oliveira - 13 setas na garra da águia. São muitos 13. O Número 13 é o número exotérico que representa a revolta, a revolução.
A asa tem 32 penas, que representando os 32 níveis da maçonaria escocesa. Do lado oposto, há uma pena a mais. A penugem extra significaria um tipo de bônus que pode ser alcançado por bons serviços, formando os atuais 33 níveis da maçonaria. Já as nove penas do rabo se referem aos nove graus da maçonaria de York.
Curiosidades:
O escudo solto pela águia representa que o Estado consegue se suportar sozinho.
O “olho que tudo vê” no topo é um ícone maçom. Ele significando a oniciência (onividência para alguns) do GADU. Alguns acreditam ser o Olho de Órus filho de Isis e Osíris deuses do Egito.
A águia americana seria uma alusão ao deus Órus o falcão.
Verdade ou pura imaginação, a nota de um dólar chama atenção até hoje com sua simbologia bem tramadae levada a execução pelos seus idealizadores.
Fontes: Bureau of Engraving and Printing of the USA; US Department of Treasury; Banco Central; sites Vizworld e Wikipedia; revista Superinteressante; O Que é a Maçonaria – Curtis Masil e outras fontes particulares