O atual Portal de Paraty foi construído no período de governo do Prefeito Benedito José de Mello (Dedé) entre 2000 e 2004. Procurou-se construir uma réplica do antigo portal de 1842, cujas ruínas estão no terreno do atual camping, atrás do campo de futebol Antonio Mário Pompeu Nardelli. De fácil comparação, não só a estrutura do antigo portal foi copiada como também a casa onde viveu a família “de Jesus” por longas décadas . Logo, tanto o portal como a casa (ainda existente) foram replicadas na atual entrada de Paraty.
No antigo local existia uma chácara comprada pelo governo imperial, onde foi instalado provisoriamente o Registro da Cachoeira - Posto Fiscal trazido do alto da Serra do Facão em 4 de Junho de 1842. Tinha a chácara 43 braças de frente e 20 de fundos, com casas cobertas de telhas, compradas a Januário Alves da Cruz, por 1:500$000 (Um conto e Quinhentos mil réis),conforme planta assinada pelo Engenheiro chefe da 1º Seção de Obras da Província do Rio de Janeiro, Major Dr. Frederico Carneiro de Campos (livro 60 fls 99 Cartório do 1º Ofício de Paraty).
Agora imaginem 1851, período forte do café, os tropeiros chegando neste portal, descendo pela rua principal (atual Presidente Pedreira) e dando de cara com este chafariz (1851) com água em abundância para eles e seus animais cansados da viagem...
Renan Pinto – 25/03/2015