top of page

LENDAS DE PARATY


A Serpente do Defensor

Um antigo caçador de nome Benedito, a uns 42 anos atrás, me contou que neste morro vivia uma grande serpente e que todos morriam de medo dela. Um dia um soldado do forte, meu ancestral a teria encontrado dormindo dentro de um destes canhões e a encerrou no interior deste com uma bala de canhão. Disse ele que esta cobra nunca morreria, e que se tornaria um fio tênue, até que um descendente do soldado um dia retirasse a bala e este fio sairia e mataria a pessoa! Claro que tomei como uma lenda. Mas o fato é que dentro de um destes canhões existe mesmo uma bala fechando a boca!

Eu tinha nove ou dez anos quando ouvi esta estória. Seu Benedito era um velho caçador que morava no Bairro do Perú, exatamente onde hoje existe a Pousada Dom Ângelo. Era amigo de caçada de meu Pai (José Francisco Pinto da Silva). Seu Benedito tinha um braço paralítico, que naquela época chamávamos de "braço seco". Na sua posse plantava de tudo, como mamão, alface, couve, giló, tomate, e nós ainda crianças, para ajudá-lo, pegávamos verduras e saíamos pela cidade para vender. Ajudávamos o velho senhor e ainda ganhávamos um dinheirinho.

Canhão da Fortaleza da Patitiba 1703

História

As baterias de defesa de Paraty, juntamente com sua estratégica posição geográfica nunca permitiu que qualquer atacante conseguisse entrar a ponto de ofender a Vila com artilharia. Existe a tênue possibilidade da Invasão de Duclerc em 1710 ter tentado esta façanha sem sucesso. Para melhorar nossas defesas o Capitão Francisco Amaral Gurgel estabeleceu uma bateria de canhões nas praias de Paraty para este evento. Mas, se nunca foram usados para o combate, o que é muito possível, todos os dias eles atiravam no mangue para afastar o miasma as 6 da manhã e as 18 horas, e esses tiros também serviam para abrir e fechar o porto e o portão da Vila respectivamente!

Vista à partir de Morro do Forte

Canhões do Defensor Perpétuo 1703

Canhão da Trincheira da Tapera ( Canhanheiro) 1703

Foto de autor desconhecido, se conhece o autor me informe para dar os créditos

Foto de autor desconhecido, se conhece o autor me informe para dar os créditos


bottom of page