top of page

O VI CONDE DE ASSUMAR


Em 1716 é designado para assumir o Comando da Capitania de Minas Gerais e São Paulo o Senhor General Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, o VI Conde de Assumar.

Dom Pedro Miguel era também Vice- rei da Índia e Marquês de Castelo Novo. Em Julho de 1717, chega ao Rio de Janeiro e chegando depois à Vila Rica em 1º de Dezembro, levando 4 meses e alguns dias de viagem por terra e mar.

Saiu do Rio em 24 de Julho com destino à Vila de Paraty, ao chegar na Baía de Paraty, se depara com grande quantidade de baleias e se assusta com a gritaria de seus pilotos e remadores com medo que alguma canoa virasse ao se esbarrar com os animais. Chegou a salvo a Vila de Paraty e foi jantar na casa do Capitão Lourenço de Carvalho onde se fartou com comida e bebida. O cap. Lourenço era casado com Dona Marcelina do Amaral Gurgel, filha do rico e poderoso Coronel Francisco do Amaral Gurgel, e possuíam mais de 300 negros que lhe valia muito, conduzindo cargas pelas serras acima até Guaratinguetá, pois a serra por ser muito áspera não permite a subida de cavalos carregados. O Coronel Francisco possuía o maior engenho de aguardente e açúcar da região (fazenda Itaóca em Paraty-Mirim), de onde teriam saído as 100 caixas de açúcar e 200 bois para pagar o resgate do Rio aos franceses de Duguay-Trouin em 1711.

No dia 04 de agosto, D. Pedro foi a Paraty-Mirim com o Cap. Lourenço para um pesqueiro que este possuía . Dia 5, partiu sua comitiva, ficando D. Pedro para evitar um local perigoso de transpor chamado o Cayrejú (Ponta do Cairuçú), porém a “Ponta” foi transposta com facilidade, pois havia calma no mar, e ancoraram na Praia do Sono, onde por ordem teriam de esperar por Sua Excelência o Sr. D. Pedro . No dia 6, na parte da tarde, chegou Dom Pedro em uma rede, muito cansado pela dificuldade do caminho. Sua excelência mandou entregar aos negros que o conduziram algumas patacas. Partiram depois de jantarem, navegaram até as 11 horas da noite e foram descansar em uma praia deserta (Trindade, possivelmente).

O Conde passou por Santos e chegou a São Paulo, onde tomou posse da sua Capitania. Seguiu então para o Vale do Parayba, passou por várias Vilas e chegou a Guaratinguetá no dia 17 de Outubro, e lá ficou esperando as suas cargas que ficaram em Paraty, que chegaram no dia 27 levadas pelos negros de Lourenço de Carvalho.

O Conde ficou em Guará até o dia 30 de outubro de 1717, e nestes dias que precederam sua chegada a Guarátinguetá os três pescadores que pescavam para o banquete de Sua Excelência, encontraram a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, no rio Parayba, eram eles Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso.


bottom of page